Para algumas empresas que possuem contrato recorrente com os clientes, é possível configurar a cobrança direto na plataforma. Para isso basta ir no menu Vendas > Contratos.
Na tela seguinte você poderá visualizar todos os contratos que estão cadastrados. Clique em Novo Contrato.
Na próxima tela iremos configurar o contrato.
1 – Número: Digite qual será o número do contrato.
2 – Descrição: Digite a descrição do contrato para fácil identificação.
3 – Data: Defina as datas de início e térmico do contrato, caso o contrato não tenha data de término, deixe em branco.
4 – Fechamento: Defina o dia de fechamento do contrato, essa será o dia que o sistema irá gerar a fatura a receber referente a esse contrato.
5 – Estado: Deixa o contrato marcado como Ativo.
6 – Primeiro Fechamento: Escolha qual será a primeira data de vencimento do contrato. No exemplo acima o contrato será gerado no dia 28 com primeiro vencimento para 13/04.
7 – Boleto: Caso tenha boleto configurado no sistema é possível marcar para gerar o boleto junto com a fatura a receber.
1 – Cliente: Informe o cliente que fará parte desse contrato. Caso ainda não tenha cadastrado o cliente, veja o artigo Cadastrando um Cliente.
2 – Vendedor: Se necessário, informe um vendedor.
3 – Conta Bancária: Defina qual será a conta bancária principal desse contrato.
4 – Plano de contas: Se necessário informa em qual plano de contas irá ser lançado a fatura referente a esse contrato.
1 – Produto: Informe qual é o produto ou serviço referente ao contrato.
2 – Quantidade: Digite a quantidade do produto ou serviço que será lançado.
3 – Valor: Defina o valor unitário do produto ou serviço contratado.
4 – Item: Se necessário, clique no botão +Adicionar Item para lançar vários produtos ou serviços no mesmo contrato.
1 – Defina o dia de vencimento da fatura, valor, e se necessário o desconto que será aplicado.
2 – Se for necessário adicionar mais de um dia de vencimento, basta clicar no botão +Adicionar Vencimento.
3 – Se necessário é possível anexar um documento ao contrato para consulta posterior.
4 – Após preencher todas as informações necessário clique em Salvar.
O contrato será salvo e ficará disponível na tela principal.
1 – Com o contrato salvo, é possível visualizar os documentos que foram anexados ao contrato clicando no botão correspondente.
2 – Também é possível clonar/renovar um contrato existente, seja para o mesmo cliente ou para um cliente novo, basta clicar no botão correspondente.
Para realizar qualquer correção ou alteração no contrato basta clicar sobre ele para abrir a tela de edição.
Pronto, seu contrato está configurado. 😎
Caso tenha dúvida entre em contato com o nosso suporte. 😉